É bom deixar bem claro que, o que relatei aqui neste cite, são aprendizados dentro do culto na nação Ijexá, cada terreiro tem o seu costumes e maneiras diferentes de tratar seus Orixás, é um particular de cada nação e de cada casa seguir aquilo que lhe foi passado por seus sacerdotes; respeito os fundamentos diferentes dos meus, pois a cada cabeça uma sentença, talvez nem todos que lerem o que aqui está escrito concordarão; contudo seguirei aquilo de que foi passado durante os vinte e um anos de aprontamento que tenho; convivi no meio de batuqueiros velhos como Pai Pedro de Iemanjá, Mãe Antonia de Bará, Preta de Oxalá,Mãe Laudelina do Xangô Mãe de Santo de Pai Paulo do Xangô, Ademar de Ogum, Ninho de Ogum, Pai Araci de Ode, Almiro de Bará, Delurdes de Oxum, Branca de oxum entre muitos outros, os quais tenho grande respeito e agradecimentos com aqueles que alguma coisa me passaram e que me ajudou na minha caminhada. No Rio Grande do Sul a maior nação ainda é a do Ijexá, isto não quer dizer que todas as casas de Ijexá têm que fazerem exatamente igual os axés para os Orixás, cada um tem uma coisinha diferente para acrescentar ou modificar, e isto é válido depende do que nos foi passado, se está indo bem assim para que mudar? Só porque achou bonito o que viu na casa do outro? Não é bem assim cada casa de religião tem sua maneira de proceder e no final todos chegam à mesma luz.
Que Pai Oxalá Abençoa a todos Que Respeite Nosso Pensamentos
Que Meus Inimigos Tenham Olhos e Não Posa M ver
Que Tenham Mão e Não Posa Me Pegar
Que Tenham Perna é Não Possa Me Alcançar
Que Oxalá Proteja a Todos
Amém
Que Pai Oxalá Abençoa a todos Que Respeite Nosso Pensamentos
Que Meus Inimigos Tenham Olhos e Não Posa M ver
Que Tenham Mão e Não Posa Me Pegar
Que Tenham Perna é Não Possa Me Alcançar
Que Oxalá Proteja a Todos
Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário